conto nao é novela

Um conto erótico de raphaelnat
Categoria:
Contém 576 palavras
Data: 03/01/2013 17:41:11
Assuntos:

Ola pessoal da Casa dos Contos,

sou leitor deste site ha muito tempo. Mas ultimamente, devido a enxurrada de contos em serie, estou deixando de acessar. Acho louvavel a iniciativa de todos em querer exercer seus dons literarios e inspiração. Ocorre que tais contos em serie fogem das normas do que caracteriza um conto de fato, são enfadonhos e particularmente, me broxam. Seguem algumas descriçoes do que caracteriza um conto de fato, conforme informações retiradas da net.

Classicamente, diz-se que o conto se define pela sua pequena extensão. Mais curto que a novela ou o romance, o conto tem uma estrutura fechada, desenvolve uma história e tem apenas um clímax. Num romance, a trama desdobra-se em conflitos secundários, o que não acontece com o conto. O conto é conciso. (wikipedia)

MAIS>>>

O conto caracteriza-se por ser uma narrativa curta, um texto em prosa que dá o seu recado em reduzido número de páginas ou linhas. Apresenta como sua maior qualidade os fatores concisão e brevidade. Deve produzir, em quem o lê, um efeito de impacto. Esse efeito tanto pode resultar da natureza insólita do que foi contado, da feição surpreendente do episódio ou do modo como foi contado. Esta brevidade, porém, não pode comprometer a qualidade do texto, que deve cumprir o seu papel junto ao leitor com a mesma competência dos contos mais longos. O conto é, do prisma de sua história e de sua essência, a matriz da novela e do romance, mas isto não significa que deva, necessariamente, transformar-se neles. Como a novela e o romance, é irreversível: jamais deixa de ser conto a narrativa que como tal se engendra, e a ele não pode ser reduzido nenhum romance ou novela. Trata-se, pois, de uma narrativa unívoca, univalenteConstitui uma unidade dramática, uma célula dramática. Portanto, contém um só conflito, um só drama, uma só ação; unidade de ação. Todos os ingredientes do conto levam a um mesmo objetivo, convergem para o mesmo ponto. Assim, a existência dum único conflito, duma única “história” está intimamente relacionada com essa concentração de efeitos e de pormenores; o conto aborrece as digressões, as divagações, os excessos. Ao contrário, exige que todos os seus componentes estejam galvanizados numa única direção e ao redor dum só drama. Quanto a esse objetivo exclusivo para o qual deve tender a fabulação, podemos compreendê-lo considerando o seguinte: a soma dos objetivos, parciais e absolutos, que vamos tendo pela vida a fora, poderia dar uma série de pequenos dramas. A unidade de ação condiciona as demais características do conto. Assim, a noção de espaço é a primeira que cabe examinar. O lugar geográfico, por onde as personagens circulam , é sempre de âmbito restrito. À noção de espaço segue-se imediatamente a de tempo. E aqui também se observa igual unidade. Com efeito os acontecimentos narrados no conto podem dar-se em curto lapso de tempo: já que não interessam o passado e o futuro, as coisas se passam em horas, ou dias. Se levam anos, de duas uma: 1) ou se trata de um embrião de romance ou novela, 2) ou o longo tempo referido aparece na forma de síntese dramática, pois esta envolve, habitualmente, o passado da personagem. O conto caracteriza-se por ser objetivo, atual: vai diretamente ao ponto, sem deter-se em pormenores secundários.

Fonte: http://pt.shvoong.com/humanities/theory-criticism/que-%C3%A9-conto/#ixzz2GwXcEkRe

Isso posto, quero ainda sugerir uma pagina dentro da casa apenas para RELATOS VERIDICOS X CONTOS DE FICÇÃO.

abraço,

Siga a Casa dos Contos no Instagram!

Este conto recebeu 0 estrelas.
Incentive raphael.nat a escrever mais dando estrelas.
Cadastre-se gratuitamente ou faça login para prestigiar e incentivar o autor dando estrelas.

Comentários

Foto de perfil genérica

Você está coberto de razão, o site já foi melhor, mas hoje em dia está ficando um saco.

0 0
Foto de perfil genérica

nada a ver escrever sequencias enorrrrrrrrrrrrrmes de contos. Eu nem leio, pulo para o seguinte.

Valeu pela iniciativa da reclamação.

0 0
Foto de perfil genérica

Bom... Você critica os contos que não são tão contos assim... Mas aqui é a Cdc. Se não fosse por essa democracia, você nem poderia postar sua opinião.

0 0
Este comentário não está disponível
Foto de perfil genérica

Cultivar a curiosidade do leitor em continuar a saga é criativo, obrigá-lo é falso. Quanto aos contos fantasiosos, bom... "Até onde pode ir a criatividade humana?" É isto, só queria deixar minha opinião, não quero mudar ninguém,só contribuir. Beijo nas gatinhas, abraço nos marmanjos.

0 0
Foto de perfil genérica

Concordo em gênero, número e grau. Estava até procurando o e-mail do moderador prá escrever sobre isto. realmente está muito cansativo e vou acabar voltando para o site que frequentava antes: contoerotico.com.br

0 0
Foto de perfil genérica

CORREÇÃO ORTOGRÁFICA: Procurando ser o mais coerente possível, dentro de minha ética pessoal, posso dizer que concordo com tudo. Raphael, CrisBR, Luke17, todos sem exceção. Tenho perdido o tesão de acessar com estes intermináveis capítulos que, por serem tantos cansam. As crônicas de Narnia tem os mesmos personagens, porém as histórias de começo, meio e fim, individualmente e sequenciais, um jogo interessante. Contos londos serem divididos em algumas partes, também torna-se interessante. Todavia canso de ler o que chamo de "contus interruptus", que só servem para encher linguiça, obrigar uma continuidade...

0 0
Foto de perfil genérica

Procurando ser o mais coerente possível, dentro de minha ética pessoal, posso dizer que concordo com tudo. Raphael, CrisBR, Luke17, todos sem esceção. Tenho perdido o tesão de acessar com estes intermináveis capítulos que, por serem tantos cansam. As crônicas de Narcia tem os mesmos personagnes, porém as histórias de começo, meio e fim, individualmente e sequ~enciais, um jogo interessante. Contos londos serem divididos em algumas partes, também torna-se interessante. Todavia conso de ler oo que chamdo de "contus interruptus", que só servem para encher linguiça, pois: "nos conecemos... saímos... beijamos... fim da parte I"

0 0
Foto de perfil genérica

Acho que a CDC é um espaço público, pelo simples fato de qualquer poder ler, comentar, publicar... Isso se chama democracia! Sinceramente, prefiro o direito de escolha do que a restrição por motivos fúteis. Cada um tem o direito de saber o que quer ler e se há muitas séries aqui, fantasiosas ou não, é porque as leituras e os comentários fazem com que continuem existindo. Enquanto autor, fico muito feliz em ver meu conto com mais de 1000 visualizações em dois dias. Isso mostra a predileção do pessoal... Entendua sua opinião, mas não concordo.

0 0
Foto de perfil genérica

Concordo plenamente!! Acho um saco esses contos intermináveis que nada têm de erótico, com 10, 15, 20 partes! Sou assumidamente gay mas não suporto as historinhas apaixonadas e fantasiosas, tanto que o próprio site criou um outro só para essas longas novelas. Parabéns pela iniciativa em escrever.

0 0
Foto de perfil genérica

Olá... ADOREI seu conto... Dá uma olhada lá nos meus (O Privilégio de amar), (O Pedreiro me pegou de jeito) e (O Cobrador me pegou de jeito/ e o negão também quer) não esqueça de votar e deixar seu comentário. Agradeço desde já. Beijos. O CONTO O PRIVIÉGIO DE AMAR PARTE 6 (INÉDITO) JÁ ESTÁ DISPONIVEL.

@twitter:@BRPrincipalgay

0 0
Foto de perfil genérica

Concordo principalmente pelo fato de que quem escreve conto erótico neste e em outros sites escreve por hoby, não é escritor profissional e muitas vezes se perde na história, deixando o texto incompleto, o que é extremamente frustrante. Depois de postar vários capítulos o autor para de postar deixando todos a ver navios.

0 0
Foto de perfil genérica

Tenho que concordar. Não gosto quando prolongam um conto (série) com vários capítulos e temperodas. Fica cansativo e interminável. Isso é chato! Até paro de ler, quando me cansa, mas por outro lado o Luke17 também está certo. A cdc não é necessariamente um site de contos. Aqui na Cdc é diferente dos outros sites. Aqui há a liberdade de postar qualquer tipo de texto. Isso é bom. É qualidade para site.

0 0
Este comentário não está disponível
Foto de perfil genérica

nada melhor do que uma estoria com começo, meio e fim. se for muito comprida tudo bem em dividi-la em duas ou tres partes, mais que isso perde a graça, a não ser qdo o autor é muito bom, como no caso do Matheus do meu primo brutamontes...mas que mesmo assim acabou prolongando demais.

0 0
Foto de perfil genérica

De certo modo eu concordo. Contudo, nenhuma das crônicas de Nárnia são crônicas, e mesmo antigamente o que se encontrava nesse site eram crônicas e relatos, não contos. Então, em primeiro lugar, esse nunca foi um espaço de contos. Em segundo, não vi nenhuma pagina de regras que proíba a postagem de textos que não sejam contos. Por fim, esse ambiente acabou se tornando um espaço para contos, crônicas, novelas e todos os tipos de textos. Acredito que seria legal haver uma plataforma como (ou melhor) que esta, mas não há. Por isso me sinto em comodidade com a situação atual. Afinal, quem não gosta de novelas precisa apenas não lê-las.

0 0
Foto de perfil genérica

Muito bom, concordo plenamente acontece o mesmo comigo.

0 0
Foto de perfil genérica

Correção: Os contos de hoje em dia estão muito fantasiosos

0 0