Desafio 16: Pessoa errada

Publicado em 01/09/2025 no blog Editorial

Já aconteceu de você ligar para um número errado e acabar conversando com alguém completamente inesperado? Ou marcar um encontro achando que era com uma pessoa e descobrir que era outra? Às vezes a vida nos prega essas peças, e o que deveria ser um engano pode se transformar na melhor surpresa.

No décimo sexto desafio de escrita da Casa dos Contos, queremos explorar essas situações onde a "pessoa errada" entra na nossa vida. Pode ser através de mal-entendidos e identidades trocadas - como o número digitado errado, o encontro às cegas que saiu diferente do planejado, ou quando você esperava conhecer alguém e acabou se envolvendo com uma pessoa totalmente diferente.

Mas a "pessoa errada" também pode ser errada por outros motivos: o chefe casado, a melhor amiga do seu parceiro, o ex que deveria ter ficado no passado, ou alguém completamente fora dos seus padrões. Aquela pessoa que você sabe que não deveria estar ali, mas que desperta algo irresistível em você.

Como no filme "Mens@gem para Você", às vezes os encontros mais inesperados podem levar às conexões mais profundas. A pessoa errada pode ser errada pela situação, pelo timing, pelas circunstâncias - mas talvez seja exatamente isso que a torna tão fascinante.

Quer nos ajudar? Deixe aqui nos comentários situações de mal-entendidos, identidades trocadas ou pessoas "proibidas" que poderiam inspirar os autores!

Como sempre, os contos devem obedecer as regras de publicação da Casa dos Contos, e para participar você deve usar na lista de assuntos a expressão "desafio-16-pessoa-errada", sem as aspas. Confira o texto porque se houver uma letra diferente não vou conseguir encontrar. Verifique se o conto aparece na página com o tema Desafio 16: Pessoa errada.

Só são aceitos contos publicados a partir de 1º de setembro de 2025. A data limite para publicação é 31 de outubro de 2025. Em breve os textos serão adicionados à lista oficial.

Para mais informações, acompanhe esta página e seus comentários.

Comentários

Foto de perfil de Tito JC

Depois de muito relutar entre um título e outro, consegui finalizar a história que estava em minha cabeça há muito tempo. Mais uma vez fiz uma homenagem ao cinema. Estava com muita vontade de homenagear Brian de Palma, mas acabei homenageando Neil Jordan... Espero que gostem e curtam o texto. Agora vou correr para ler os textos dos colegas que já publicaram. Abraços a todos! Bom Final de Semana!

0 0
Foto de perfil de Giz

Ok o meu está publicado.

1 0
Foto de perfil de Dani Pimentinha

Eu estou mais perdida nesse desafio do que sozinha em uma Dark room da Augusta.

1 0
Foto de perfil de Bayoux

Dani, esse foi o desafio passado, o fundo do poço, kkkk

2 0
Foto de perfil de Dani Pimentinha

Poxa verdade né... Poderia ter reapresentado um dos três contos de dark room da minha conta, ou os três. É sem dúvida meio fundo do poço. kkkkkkkkkkkkk

Dei bobeira.

0 0
Foto de perfil de Tito JC

Palma, Palma, não criemos cânico...rsrsrsr... Pensa direitinho... ocê já escreveu inúmeros contos com pessoas erradas: o amigo aproveitador, o padrasto intolerante, o casal de namorados que dividia... Olha aí como o tema é seu conhecido antigo! 🤣🤣🤣

Vai com calma que você consegue.😍😍😘

2 0
Foto de perfil de Dani Pimentinha

Você definitivamente têm um ponto. Só preciso olhar meu baú de histórias com outros olhos.

0 0
Foto de perfil genérica

Bom, você pode escrever sobre ser a pessoa errada na dark room

1 0
Foto de perfil de Dani Pimentinha

Só já publicados foram 3 contos sobre Dark Room. Um deles definitivamente não tinha uma pessoa certa. kkkkkkk

0 0
Foto de perfil de Bayoux

Muito bom o tema. Uma vez me apaixonei pela pessoa errada, enquanto a amiga dela arrastava um caminhão por mim, eu só não enxergava. Mas esse conto eu já escrevi…

2 0
Foto de perfil de Giz

Sempre dá para reeditar a história com novos pontos de vista e um ângulo diferente. Foi o que uma autora fez uns dois desafios atrás.

Publicou uma história já publicada com uma lente diferente.

0 0
Foto de perfil de Bayoux

Vou generosamente deixar a ideia como sugestão pra quem quiser, rs

1 0
Foto de perfil genérica

Bom, meu texto já está lá.

Título: "O cara errado".

Espeo que gostem.

2 0
Foto de perfil de Giz

Pensando na ideia… Muitas muitas ideias.

0 0
Foto de perfil de Ryu

Tenho algumas ideias ainda meio vagas, mas confesso que o maior desafio para mim é que, por se tratar de um conto escrito dentro de um desafio temático, o leitor já parte com uma expectativa pronta: sabe que, de alguma forma, o personagem vai acabar encontrando “a pessoa errada”. Isso limita um pouco as possibilidades e dificulta pensar numa trama que consiga surpreender, sabe, escapar do óbvio e tentar entregar algo inesperado.

2 0
Foto de perfil de Tito JC

Exatamente Ryu. O tema é relativamente fácil, o desafio está justamente nesse fato que você falou: superar as expectativas do leitor, por isso a coisa fica mais interessante, temos de tentar enganar o leitor, para que ele tenha uma grata surpresa ao final da leitura...rsrsrs... É isso!... Boa sorte aí nas ideias...😉

2 0
Foto de perfil de Ryu

Verdade, Tito! Acho que o segredo vai ser justamente esse jogo com a expectativa do leitor... rsrs. Vamos ver se consigo bolar algo à altura! Boa sorte pra você também, tô curioso para ler os contos que serao escritos para esse desafio

3 0
Foto de perfil de Giz

Pior que estou quebrando minha cabecinha com isso…

1 0
Foto de perfil de Tito JC

Giz vou dar uma ideia que de repente pode ajudar... O Leitor pode saber que aquela pessoa no texto é a pessoa errada, ele pode ter essa ideia, não vejo problema. O que essa pessoa errada vai fazer, ou o que pode acontecer dentro desse encontro é que deve ser a surpresa. Essa pode ser mais uma possibilidade de condução do texto. Aí dá pra viajar legal nas tramas. Eu acho.

2 0
Foto de perfil de Giz

O meu já está quase pronto, espero conseguir alcançar o objetivo.

1 0
Foto de perfil de Giz

Não estou com tanta certeza de que vai ficar bom.

1 0
Foto de perfil de Ryu

Consegui pensar em dois contos. Já estou com as histórias formadas. Agora só falta arranjar tempo pra escrever.

Eu TB tenho um pouco de insegurança, se vai ficar bom.

Mas vamos lá!

0 0
Foto de perfil genérica

Talvez, Ryu.

A pessoa errada é o tema da história, mas não necessariamente o foco da surpresa.

Mesmo que escreva um roteiro manjado "A" marca encontro com "B", mas encontra "C", as circunstâncias e consequências dos acontecimentos ainda podem gerar impactos nos leitores.

No desafio passado, eu tinha uma ideia mais óbvia (a saída do fundo do poço) e a partir dela quis construir a que achei mais complexa (o declínio). Nesse, não tem um caminho óbvio pra se desviar. É quase uma folha em branco. Penso que essa é a dificuldade.

3 0
Foto de perfil de Leon-Medrado

Esse papo está ótimo, mas não vou dar spoiler. KKKKK

2 0
Foto de perfil de Tito JC

🤔 Acho que entendi a mensagem Leon...rsrsrsrs... Estou no aguardo do seu texto...😉🤣

1 0
Foto de perfil de Ryu

É muito bom vir aqui e trocar ideia com bons autores.

Como disse o Leon, o papo tá ótimo.

O seu comentário e do Tito estão me ajudando.

O tema pode funcionar mais como sustentação da trama do que como surpresa.

Não tenho tanta criatividade e experiência quanto voces, mas já começo a formar algo mais concreto pro desafio.

Abç

2 0
Foto de perfil genérica

Pergunto ao administrador Eduardo se neste desafio são aceites apenas experiências em que alguém foi a pessoa errada naquela experiência da nossa vida ou se posso ser eu a pessoa errada. Tenho pelo menos duas experiências para relatar neste desafio e numa delas fui eu a pessoa errada, isto é, sem querer tomei o lugar de outra pessoa

2 0
Foto de perfil de Tito JC

Madura eu achei essa ideia bem interessante, de ser o autor ou autora a pessoa errada. Acho que dá pra brincar legal com essa possibilidade. Vamos aguardar o Edu responder. Abraços!

3 0
Foto de perfil genérica

É verdade. há situações em que em vez de haver uma pessoa errada na experiência do narrador, pode ser o próprio narrador a pessoa errada na experiência de alguem. Tive pelo menos duas experiências na minha vida que se enquadram perfeitamente no tema deste desafio, mas numa delas fui eu a pessoa intrusa e aquela que era para estar no meu lugar ficou à espera enquanto eu estava no "bem bom" ocupando a vez dela rsrsrs mas deixemos isso para o conto que já comecei a escrever

2 0
Foto de perfil de Tito JC

Assim que você publicar eu quero ler, eu gostei dessa ideia...rsrs..

1 0
Foto de perfil de Casa dos Contos

Madura, como já escrevi outras vezes, não quero restringir a liberdade do autor. Se há uma pessoa errada, e for algo central à trama, em minha opinião, não há problema algum.

2 0
Foto de perfil genérica

Acho este tema muito interessante e tenho duas experiências perfeitas para relatar neste desafio. Uma que aconteceu durante a boda do casamento de uma sobrinha minha e outra num hotel no Algarve onde estava a passar férias com o meu marido. Não gosto do tema sugerido pela Maísa Ibida porque bullying está sempre associado a violência e humilhação, coisas que eu detesto. Se essa sugestão for aceite pela administração desta plataforma, eu não participarei

0 0
Foto de perfil genérica

Esse tema é tão aberto que prevejo vários contos de um autor só. Dá pra pensar muita coisa.

1 0
Foto de perfil de Leon-Medrado

Verdade. Muitas possibilidades. Aqui o desafio é fugir do óbvio e do clichê e buscar algo diferente e surpreendente. Não precisa quantidade, mas qualidade. Ainda não parei para vasculhar meu baú de histórias e ver qual delas se encaixa. Ando desmotivado. Só penso em terminar o que já está começado.

2 0
Foto de perfil genérica

Qualidade sim, mas se o "fogo no rabo" da criatividade queimar, eu não vou segurar rsr

1 0
Foto de perfil de Leon-Medrado

Para "fogo no rabo" só tem uma solução: "Mangueira grossa"! 😁😂🤣😊

3 0
Foto de perfil de Tito JC

Turin, pelo que você comentou acima, sobre vários textos por autor, já dá pra ver que o "fogo no rabo" já foi aceso...rsrsrs... A gente que gosta de escrever não se segura e o tema é bem sugestivo e aberto a viagens criativas...

Eu mesmo já fiz várias anotações na madrugada...rsrs... Ainda mais que sempre me divido entre dois temas... Boa sorte! Bom Trabalho!

3 0
Foto de perfil de P.G.Wolff

Muito interessante! Acho que isso já aconteceu com muita gente. Se der, vou escrever um conto a respeito.

0 0
Foto de perfil de Maísa Ibida

Administrador Eduardo, eu vou colocar aqui uma sugestão para o próximo desafio com o tema Bullying, visto que o tema é de certa forma original.

E SOBRE O DESAFIO 16 pessoa errada é bom de muitão de tema proposto pois de certa forma também é original assim como minha sugestão.

0 0
Foto de perfil de Maísa Ibida

Isso já aconteceu comigo na vida real. foi uma grande fase da minha vida quando recebi uma ligação que não era pra mim. No entanto a química com a pessoa foi eletrizante com umas duas horas de conversas nessa primeira ligação..

as nossas conversas a partir dai foi todos os dias. Jamais ouvi por telefone uma voz tão sexy como a dessa pessoa.

marcarmos. Eu fui no encontro e antes deu conhecem a pessoa pessoalmente bateu uma ventania que trouxe muita poeira de encontro aos meus olhos e eles ficaram mega muito de muitão vermelhos como se eu tivesse fumada um troço.

Então, eu sou uma prova viva que ligaram para um número errado e acabou desabafando e conversando com alguém completamente inesperado e marcamos um encontro... Às vezes a vida nos prega essas peças, e o que deveria ser um engano pode se transformar na melhor surpresa.

1 0
Foto de perfil de Leon-Medrado

Faça então essa história Maísa, e não deixe de colocar erotismo. Pois é isso que move este nosso mundo. Força nas tintas.

2 0
Foto de perfil de Tito JC

Interessante!!! Tem um leque imenso de possibilidades. Pessoas proibidas ou literalmente erradas...rsrsrs. Situações, momentos inadequados... etc...

De uma certa forma me lembrou a minha sugestão de tema: "Desencontro". (Que eu ainda espero um dia...rsrsrs)

Acho que nesse 16º desafio vai dar pra todo mundo brincar muito e se divertir escrevendo, pois é assim que deve ser a escrita, mesmo quando sofrida tem de dar prazer, divertir a quem escreve.

Boa Sorte A Todos Os Participantes.

Boa Semana!

3 0
Foto de perfil de Wammy House

Quando comecei a ler sobre o tema, pensei em você na mesma hora. Mesmo não sendo "Desencontro", com certeza dá pra fazer algo no tipo.

1 0
Foto de perfil de Tito JC

Sim com certeza... Dá pra fazer uma ligação entre os dois temas... Vamos brincar e produzir... Abraços Wammy! Estou de olho no seu texto que virá... Boa sorte!

1 0
Foto de perfil de Dani Pimentinha

“Dar para todo mundo” é sempre uma possibilidade…

Desculpa não aguentei…

0 0