Sexo na Adolecencia

Um conto erótico de Daniela Parra Mendonça
Categoria: Heterossexual
Contém 645 palavras
Data: 24/03/2005 16:03:41
Assuntos: Heterossexual

adolescência é um período de grandes buscas e experimentações. Este processo pode ser muito saudável e rico em crescimento pessoal, especialmente se os adolescentes tiverem com quem dividir suas angústias, medos, aflições e se tiverem alguém que os oriente e lhes dê limite, quando necessário.

Estudo publicado em outubro de 2001 e realizado em uma universidade australiana (1) mostrou que estudantes dos graus 8 a 10 (correspondentes ao último ano do ensino fundamental e aos dois primeiros anos do ensino médio, no Brasil) consideram a mãe como melhor orientadora, quando o assunto é sexo. Os pais foram considerados pouco comunicativos a respeito deste mesmo assunto.

Neste período de intensa descoberta, a falta de comunicação pode gerar aprendizagem errônea sobre a sexualidade, pois uma vez não orientados em casa, irão buscar informações com colegas que não se encontram em melhor condição de conhecimento.

A grande preocupação em saber que fatores fazem os adolescentes tomarem a decisão sobre o momento do início da vida sexual, levou um grupo de pesquisadores norte-americanos a estudarem esta situação (2).

Foram avaliadas 72 adolescentes - apenas do sexo feminino - com idade média entre 15 e 18 anos, aproximadamente. 44,4% delas já haviam tido experiência sexual, incluindo penetração vaginal. Não obstante as demais se considerarem "sexualmente inativas", estavam envolvidas em outras práticas sexuais (que não a penetração) não isentas de riscos (de gravidez precoce e de infecções por doenças sexualmente transmissíveis - DSTs).

57,5% delas referiram estimulação sexual nos seios; 45% estimulação vaginal; 27,5% estimulação peniana no parceiro; 22,5% tiveram sexo oral feito pelo parceiro e 17,5% fizeram sexo oral no parceiro. Apenas 22,2% delas negaram qualquer tipo de contato sexual.

Entre aquelas que tiveram alguma dessas experiências, os resultados mostraram que elas pouco refletem a respeito da chegada do momento da primeira relação sexual. 46,9% indicaram que "simplesmente aconteceu" e 28,1% decidiram ter relações sexuais num momento de maior intimidade com o parceiro. A maioria das participantes não havia discutido sobre o risco de gravidez (68,8%) nem sobre o risco de DSTs (56,3%) com seus pares ou seus pais. Esta falta de discussão esteve relacionada a chances aumentadas de gravidez indesejada e de doenças.

Este mesmo estudo mostrou que 78,8% dessas adolescentes praticaram algum tipo de atividade sexual, incluindo ou não a penetração. 75% delas relataram não ter pensado em discutir ou planejar sua primeira relação sexual.

Os pais, estando abertos para esclarecer as dúvidas sexuais de seus filhos, adequando o discurso à idade e às características individuais de cada um deles, poderão contribuir para que o momento de início da vida sexual seja mais consciente, menos ansioso e mais seguro.

As adolescentes poderem "garantir" que ainda são virgens não exime os pais de discutirem com elas outras formas de sexo que existem e que possivelmente elas já estejam praticando.

Os próprios pais devem conversar entre si, especialmente para que a adolescente perceba que eles se interessam sobre o assunto (não como investigadores ou policiais) e que também viveram este momento de iniciação.

A maior dificuldade dos pais do que das mães em falar sobre sexo com seus filhos pode ser amenizada com discussão prévia deste assunto pelo casal.

Fonte(s):

• (1) Rosenthal D, Senserrick T, Feldman S. A typology approach to describing parents as communicators about sexuality. Arch Sex Behav 2001; 30 (5):• (2) Marshall M, Merritt D. Decision-making in adolescent sexuality. J Pediatr Adolesc Gynecol 2001; 14 (3):Todas as informações contidas neste site são destinadas ao público e aos profissionais brasileiros.

Os textos aqui apresentados são apenas de caráter informativo e não substituem, em hipótese alguma, as orientações do médico.

Coordenadora Geral: Profª. Dra. Carmita H. N. Abdo

Redação: Dr. Waldemar Mendes de Oliveira Jr.

Auxiliar de Redação: Dr. José Eduardo F. Guariglia Filho

Supervisora de Edição: Daniela Parra Mendonça

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