Repassando uma correspondência de uma amiga...
No início de 2006, pouco antes de voltar de férias com os meus dois filhos, comecei a receber telefonemas de amigos e parentes.
Eles disseram que estava circulando na internet uma série de fotos em que eu aparecia nua. Nessa hora, só consegui chorar.
Nunca imaginei que o meu ex-namorado, um empresário de 40 anos, teria coragem de se vingar de mim dessa maneira.
Depois de três anos e meio de relacionamento, decidi terminar por vários motivos. Eu não gostava do ciúme que ele sentia, do modo como ele tratava meus filhos. Descobri até que ele tinha grampeado o meu telefone.
Ele divulgou o meu telefone com as fotos
Mas ele não reagiu bem à minha decisão e passou a me ameaçar. Tive muito medo no começo, mas tentei levar a vida normalmente.
Um mês depois do fim do namoro, eu ainda tinha a senha do e-mail dele. Um dia, por curiosidade, resolvi entrar e peguei uma conversa dele com um técnico de informática. Meu ex dizia que queria colocar na internet fotos em que eu aparecia nua. O objetivo dele era destruir a minha vida.
Acompanhei a negociação pelo e-mail. Quando meu ex disse que pagaria pelo serviço e que tudo era para ser feito o mais rápido possível, procurei um advogado. Fui orientada a ir ao cartório para fazer uma notificação judicial.
Meu ex foi chamado para assinar o documento e ficou ciente de que se algo denegrisse a minha imagem, ele seria o culpado.
No entanto, a notificação não o intimidou. E, dois meses depois, as fotos que tiramos juntos fazendo sexo foram parar na internet. As imagens eram da nossa intimidade. Meu ex começou a me fotografar depois de um ano de namoro. Isso fazia bem a ele, e eu confiava nele.
Eu me senti muito traída. Ele até usou meu rosto em montagens fotográficas. Nelas, parecia que eu transava com mulheres e com outros homens.
Como se não bastasse, ele divulgou, com o material, os meus telefones e os dos meus filhos.
Depois de tudo isso me arrependi e aprendi e quero dividir isso com vocês mulheres e quero repassar uma segurança para vocês na internet:
SETE DICAS PARA SUA SEGURANÇA NA INTERNET
1 - Ter em mente que as informações postadas na internet poderão ser acessadas por qualquer pessoa do mundo.
2 - Nunca coloque informações que possibilitem o acesso pessoal a você.
3 - Evite ao máximo demonstrar o status financeiro pessoal ou familiar.
4 - Nunca identifique o local onde você estuda, trabalha ou freqüenta, seja escrevendo no perfil, seja participando de comunidades desses locais.
5 - Não disponibilize fotos suas com parentes.
6 - Evite adicionar pessoas desconhecidas em suas páginas.
7 - Denuncie pelos mecanismos internos das comunidades os perfis que, de alguma forma, agridam o usuário .
CUIDADO por não dizer NÃO ao parceiro, para que tire fotos intimas e filmagens de sexo entre vocês, POIS DEPOIS QUE ACABA O RELACIONAMENTO EIS O QUE FICA.
Desabafo de uma amiga...