Depois da aula de ed. Física, houve ainda outras, no entanto, já conheciam os professores de anos interiores ou então, por antigos colegas que os tinham tido. O dia correu normalmente e os 3 amigos foram cada um, respectivamente, para a sua casa.
Chegado a casa, Marco encontrou sua mãe e seu pai, com quem trocou as experiências do primeiro dia de aulas, recebendo um “esforça-te que é o último ano, é essencial que consigas boas notas para entrares em medicina”, ao qual respondeu com um aceno de cabeça.
No dia seguinte, Marco juntou-se novamente com os seus 2 amigos, onde soube pela Carla que o professor Telmo era a grande notícia da escola, sendo alvo dos olhares de muitas alunas. Veio ainda a saber que o professor, por mais estranho que parecesse apenas dava aulas a 3 turmas, o resto do tempo passava fora da escola.
O dia passou, as aulas acabaram e Marco foi ao hospital ter com a sua mãe,, pois esta estava a acabar o serviço e iria para casa, podendo-lhe dar boleia.
Marco: Ainda falta muita para a minha mãe sair?
Secretária: Não, ela já está despachada, ficou apenas a falar com um pesquisador da faculdade sobre umas experiências que este tem vindo a realizar. Acho que podes ir ter com ela, presumo que se encontre no seu gabinete.
Marco despediu-se da Secretária e dirigiu-se ao conhecido gabinete da mãe, onde entrou após ter batido à porta e ouvido um “entre”, sendo surpreendido ao ver o seu professor de química a falar com a sua mãe.
Alzira: Olá filho, este é o Telmo, um investigador da universidade de Lisboa.
Prof. Telmo: Na verdade, nós já nos conhecemos, eu sou professor do seu filho, como sabe esta investigação faz parte do meu doutoramento em química, pelo que no tempo que tenho livre estou a dar aulas como part-time numa escola, nomeadamente a do seu filho.
Marco: Pois, olá professor, já tinha ouvido que só estava na escola para dar aulas a 3 turmas…
Prof. Telmo: Parece que os pormenores da minha vida correm rápido pela escola – interrompeu-o, no entanto não parecia zangado, pelo contrário, ele ria-se da situação.
Alzira: Bem, de qualquer das maneiras nós já estávamos de saída, aqui o Telmo está a viver ao pé de nós, a cerca de 5 minutos da nossa casa, pelo que tomo a liberdade de lhe dar boleia também se não se importa Marco.
Marco: Claro, não há problema.
Pelo caminho, Alzira e Telmo iam discutindo diferentes assuntos, no entanto Marco foi todo o caminho calado. Antes de chegar a casa, Alzira parou o carro para que Telmo saísse e seguiu até ao seu destino.
Alzira: Então o que acha do seu novo professor?
Marco: Ainda só houve uma aula, não há muito para dizer.
No entanto, a primeira coisa que lhe veio à cabeça foi responder “é bastante giro e atraente”.
Alzira: Ouvi dizer que é um óptimo profissional, além disso muito exigente, vai ter de se aplicar muito nas aulas dele se quiser manter a nota.
Quando chegou a casa o Marco foi-se despachar para a aula de natação que teria antes do jantar, ele preparou a mala, conferiu se tinha todos os itens necessários e saiu de casa, apanhando o metro para as piscinas. Uma vez nas piscinas, vestiu-se e entrou dentro de água onde começou a fazer os exercícios que a treinadora lhe transmitia. O treino acabou e dirigiu-se para o balneário, enquanto se vestia o professor de química entrou no balneário e começou a despir-se sem reparar no Marco.