Sentei à mesa para comer, uma medida de arroz, duas do caldo amarelo, mais cinco pedaços pequenos da carne cozida. Com a fome que eu estava, parecia o manjar doa deuses.
Podia repetir, sem mistura. Eu repeti, duas vezes. Nunca comi tanto em todo a minha vida, meu estômago não enchia. Fiquei com.vergonha de comer mais uma vez, parei.
A assistente pediu para ei ajudar a tirar a louça da mesa, levar para a cozinha. Perguntei o quê era aquele caldo, sopa de fubá. Eu explico, quando vocês fazem polenta o objetivo é endurecer o fubá, na sopa não, fica um caldo um pouco grosso mas não vira polenta. Se você não entendeu, sorte a sua, você nunca precisou disso para comer, sendo sua única opção para escapar da fome.
Lavei a louça, a assistente guardou. Me levou ao escritório, tinha uns papéis para preencher.
- Seus documentos são só Identidade e CPF?
- Sim, Silvana. - Disse à assistente.
- Perdeu o restante?
- Fora estes documentos, só tenho a certidão de nascimento, mas não posso pegar na casa.... Na casa onde está.
- Carteira de trabalho?
- Não tenho.
- Vinte e dois anos e nunca trabalhou?
- Leva à mal não, mas eu não precisei trabalhar até agora.
- Verbo no passado mesmo. Agora precisará. Isto é, se quiser ficar aqui. Tem que trabalhar, arrumar uma ocupação durante o dia, pois você só pode vir para o Albergue depois da seis da noite, daí toma banho, janta, depois vai para o dormitório. As sete em ponto tem que levantar, toma o café da manhã e sai até as oito horas da manhã.
- Muitas regras...
- Bem... Raquel, nós somos uma instituição séria, ou você se adequa, ou terá que deixar sua vaga para alguém realmente interessado, necessitado.
- Preciso muito de ajuda, não tenho mais ninguém a quem recorrer.
- Olha, sua vida passada não precisa ser exposta se você não quiser, mas a partir do momento que você preencher estes papéis você estará firmando um compromisso conosco e eu espero que você esteja disposta à colaborar para tornar o seu futuro melhor. Porque eu tenho certeza que morar aqui até sua morte não é seu plano de vida, você é uma moça jovem e tem muito tempo para tornar real seus desejos.
- Obrigada, pela ajuda.
Assinei todos os papéis, fui levada ao dormitório. Chuva forte no telhado, relâmpago, trovões, goteiras em alguns cantos. Ao deitar na cama, me cobri, dormi instantaneamente.