O carro de Guilermo Junior guiado pelo fiel Freitas, seguiu direto para a área privada do estacionamento da sede da Holding exatamente às 08:15 h de uma segunda-feira espetacular. O dia estava super agradável e o céu parecia pintado num tom de anil radiante.
Freitas estacionou, soltou seu sinto, abriu a porta, desceu totalmente compenetrado, deu a volta pela frente do carro, abriu a porta do carona, retirou de dentro do carro a pasta preta de couro italiano que o Presidente sempre levava na mão esquerda e finalmente após abrir a porta para que o jovem Guilermo saísse, o entregou a pasta e disse com a voz mais grave que conseguiu:
_ Tenha um bom dia, senhor.
_ Relaxa Freitas... Vai ser, tenho certeza que será. E Gui lhe deu um leve soco no ombro e ambos sorriram.
Seus passos ao longo da calçada do jardim que margeava as altas e grandes paredes de vidro da sede da empresa mal podiam ser ouvidos e dois minutos após Guilermo entrar pela porta automática, sua secretária já o esperava...
_ Estamos esperando apenas sua mãe, Guilermo.
_ Isso é sério? Eu pensei que ela fosse a primeira a chegar.... Na verdade Solange eu acho que ela não virá de jeito nenhum.
_ Você quer que eu retorne alguma ligação ou que vá até o hotel...?
_ De jeito nenhum minha cara. O interesse não é meu. Ela esta tendo a sua chance e esta com certeza fazendo um charme. Só peço a você que mantenha o reto dos convidados na sala do terceiro andar e no horário marcado que todos sejam encaminhados para a sala de reuniões da Cobertura.
O elevador privativo foi ocupado por Guilermo Junior, o Diretor Jurídico do Grupo Dr. Francisco Porto, Delegado Federal Luiz Roberto do Vale Lima e a fiel escudeira Solange.
Faltavam exatos cinco minutos para o início da reunião quando o ponto de escuta do Delegado federal recebeu uma notificação e ele a repassou imediatamente para Guilermo Junior...
_ Sua mãe já esta num dos elevadores a caminho do terceiro andar dessa sede.
_ Não nego que esperava que ela viesse por livre e espontânea vontade Dr. Luiz Roberto... Em todo caso fico feliz por não ter que vê-la ser presa pela Televisão. O homem falou algo num transmissor e saiu na companhia dos demais até a cobertura do prédio.
Todos os convocados para a reunião foram então encaminhados para a sala de reuniões da Cobertura e sentaram nos lugares indicados por Solange e outras duas assessoras.
Quando Julieta Ferreira elegantemente vestida em vermelho e preto, Cid Filho num bem cortado Armani preto, o Ex-Administrativo José Pedro Santana com um terno cinza completo, o Ex- Financeiro Francisco Gervásio Correia de Andrade completamente vestido de azul marinho e o Senador Prado todo de branco finalmente entraram na ampla sala já conhecida de outros e felizes tempos foram encaminhados a seus lugares já devidamente escolhidos pelo próprio Guilermo Junior. Entre cada um deles dois Agente da Polícia Federal sentavam também em volta da mesa.
Gui finalmente entrou acompanhado do Dr. Porto e do Delegado Federal Luiz Roberto. O solhar de Cid Filho foi para o jovem delegado pois seu rosto lhe pareceu familiar...
" Eu já o vi em algum lugar... Mas, onde meu Deus? E quem são esses outros que estão em volta dessa mesa? " Foi tudo em que pode pensar até ouvir a voz clara e firme de Guilermo...
_ Não nego que estou surpreso e satisfeito com a presença dos antigos colaboradores e ainda acionistas deste Grupo Empresarial depois de tudo o que aconteceu.
_ Meu filho, disse Julieta, nada aconteceu. Houve a sua posse como determinação a cumprir do Testamento de seu Pai e você começou a gerir os negócios da nossa família.
_ A senhora diz nada acontecer e acredita realmente nisso, mamãe? Não precisa a senhora me dizer que jamais esperou que eu chegasse onde cheguei. Que fique claro para todos os presentes que planejo ficar por muito tempo ainda.
Todos os presentes prestavam a maior atenção nas palavras do jovem arrogante que sentava-se a cabeceira daquela mesa...
_ Como eu estava dizendo então... depois de tudo o que aconteceu. Abram por favor a pequena pasta azul que esta na frente dos senhores e analisem a folha inicial...
Todos então fizeram o que o Presidente havia pedido, menos os Agentes Federais...
Os cinco minutos pareceram intermináveis e a única coisa que se ouvia eram os barulhos de pés batendo freneticamente no chão denotando puro nervosismo de alguns participantes da reunião que estavam sentados e começando a suar em volta da enorme mesa de carvalho...
_ Quem dos cinco pode me falar alguma coisa a respeito desse desvio? Os cinco se entreolharam...
_ Quem dos cinco irá se responsabilizar pelo roubo de quase setecentos milhões de reais dos cofres desta Holding nos últimos seis anos? Tosses foram ouvidas na sala...
_ Quem dos cinco é o cabeça dessa organização criminosa que se instalou na Empresa que meu pai fundou com muito esforço, determinação e garra? Cid e Julieta o olharam totalmente surpresos...
_ Quem dos cinco terá coragem de me dizer que não se sente mal em ter enganado um homem honesto, bom e que era amigo de vocês? E Guilermo olhou para cada um dos cinco individualmente...
Assim que Guilermo olhou para o Dr. Francisco Porto, este tomou a palavra...
_ Nenhuma ação tomada dentro deste Grupo pode ou deve fugir das determinações do seu Estatuto. Os dez artigos do mesmo são claros e funcionam perfeitamente a favor da lisura e ética que sempre foram as preocupações maiores do Fundador desta Empresa. Não é segredo de ninguém que o controle acionário sempre foi total e completo do Presidente da Holding. Que os senhores sigam até a página sete da mesma pasta azul e a leiam, por favor...
Novamente os cinco retornaram a abria a pasta e seguiram direto a página indicada pelo homem que agora era apenas o Diretor Jurídico do Grupo Cipriani. Ele então retomou a palavra e começou a ler o que estava em destaque...
_ Artigo Nove... Se algum Acionista majoritário ou não fizer mal uso de sua posição, fraudar, apossar, desviar ou comprometer o bom nome deste Grupo Empresarial será devidamente afastado de suas funções e deverá devolver à Presidência além das ações que possuírem, todo o Patrimônio pessoal que tiverem amealhado mediante os dolos praticados contra o Grupo em questão.
_ Isso é alguma brincadeira, Guilermo? Perguntou Julieta Ferreira.
_ Desde quando a senhora me viu brincar, ou me viu brincar com algo tão sério, mamãe? Rebateu o garoto lhe olhando cheio de indiferença.
_ Você não pode fazer isso, rapaz... falou Gervásio Correia de Andrade.
_ Eu tenho um estatuto que esta a meu favor e que lhe rege também Dr. Gervásio por infelizmente ainda lhe reconhecer como um acionista deste Grupo.
O homem calou-se e após Guilermo olhar para cada um novamente ele disse com uma calma aparente...
_ Minha secretária lhes dará uma documentação para que seja assinada sem mais demora e após o ato pessoal de cada um passarei a palavra para o representante da Polícia Federal Delegado Luiz Roberto do Vale Lima.
_ Não assinarei porcaria nenhuma... Disseram Julieta, Cid Filho e o Senador Prado.
_ Dr. Porto queira explicar a esses senhores o que acontecerá... Falou Guilermo incisivamente.
O Diretor Jurídico disse com toda a clareza de sua voz...
_ Senhora e Senhores a assinatura de vocês na verdade é apenas uma pró-forma, não é realmente necessária uma vez que como acionistas deste Grupo, vocês, agiram contra o artigo nove do mesmo em todos os itens apontados. Todos os seus bens desde a manhã de hoje estão sob custódia e somente o que lhes pertencer de fato e direito, serão devolvidos.
Somente Julieta Ferreira nada assinou.
_ Dr. Luiz Roberto, por favor...
E Guilermo sentou para ouvir o Delegado Federal...
O Delegado Luiz Roberto abriu sua pasta preta e dela retirou alguns papéis e após folheá-los rapidamente disse em alto e bom som:
_ Dos cinco nomes citados pelo Presidente deste grupo no que se refere a assuntos pessoais, nós da Polícia Federal nada poderemos fazer desde que nossa ajuda seja solicitada. Na Esfera Pública três de vocês terão que explicar muitas outras coisas ao nosso pessoal que os tem sob investigação ha pelo menos um ano e meio... Julieta dos Santos Ferreira, Aparecido de Oliveira Braga Filho e o Senador Gilberto da Fonseca Prado.
Neste momento os três pegaram seus copos e beberam a água que continham ao mesmo tempo...
_ Sabemos que os três são apontados como os chefes maiores de uma grande facção criminal com ramificação em toda a América do Sul, que atua no Norte e Centro Oeste do país e tenho absoluta certeza que cada um sabe exatamente do que eu estou falando... Evasão de Divisas, Prostituição Infantil em toda a Região da Amazônia, Tráfico de drogas, Tráfico de Animais Silvestres, Crimes de natureza Ambiental nos Estados do Pará, Amapá, Amazonas e Roraima, subornos, crimes de morte e tantos outros delitos fazem parte de uma vasta lista de crimes praticados pela ação delituosa da sua Organização Criminal que deverão ser devidamente esclarecidos, apurados e julgados pelas autoridades competentes. Os três estão presos.
_ Seu maldito bastardo... Gritou Julieta em direção ao filho que a olhava sem nenhuma emoção... Você nunca reconheceu o que eu fiz por você, né mesmo? Você virou alguém por conta do que eu fiz ao seu tão querido e estimado pai... É assim que você irá me agradecer? Ingrato... Eu juro que vou fazer você se arrepender do dia de hoje... Tá ouvindo Guilermo Junior? Você vai se arrepender do dia de hoje seu maldito filho da puta...
_ Por favor mamãe se auto elogiar numa hora dessas/ Isso não vale...
A sala ficou vazia alguns minutos depois e da janela Guilermo viu os carros da Polícia Federal partirem em comboio pelas alamedas da propriedade em alta velocidade.
Lágrimas desciam pelo rosto do jobem e belo Presidente do grupo Cipriani,no mesmo momento em que ele sentiu braços fortes o envolverem e a voz mais doce do mundo lhe dizer...
_ Você não esta sozinho, meu Nego... Nunca mais eu vou te deixar sozinho.
Ele rapidamente virou e após se deixar ver em toda a sua fragilidade, tratou de esconder o rosto na curva do pescoço do seu amado e chorou como a muito tempo não chorava...
*
*
*
*
*
Cid Neto estava se preparando para ir pra Academia quando o telefone tocou...
_ Filho, sou eu.
_ E aí pai, como foi a reunião com a frutinha do Guilherme? O negão dele também estava?
_ Não tenho tempo para as suas gracinhas agora Cid Neto. Preciso que você compareça a sede da Polícia Federal e traga junto o Paranhos. Venham o mais rápido que puder e pelo amor de Deus não conta nada pra ninguém. Nenhuma palavra sobre a minha ligação, entendeu?
_ Entendi sim, pai. O que aconteceu? Por que o senhor esta na sede da Polícia Federal? O que tá acontecendo, pai?
A ligação havia sido encerrada.
*
*
*
*
*
Marcelo Prado estava saindo junto com a amada Mabel do Cartório onde haviam dado entrada dos papéis para o casamento quando seu telefone celular tocou...
_ Oi, pai. Que surpresa boa a sua ligação...
_ Filho... Preciso que você entre em contato com seu tio Gilson e o mande imediatamente para a sede da Polícia federal.
_ E por que o tio Gilson teria que ir pra sede da PF, pai?
_ Fui preso esta manhã.
_ Mais, pai... Como isso foi...
_ Não tenho tempo agora para suas perguntas, rapaz. Faça o que lhe mandei fazer.
A ligação foi encerrada.
*
*
*
*
*
" Já saí de situações bem piores que esta na minha vida. Polícia Federal pra mim será fichinha "... Era tudo o que Julieta Ferreira pensava dentro do camburão que a conduzia para a sede da PF em Fortaleza. Ela não quis ligar para ninguém.
*
*
*
*
*
Os outros dois Ex-Diretores tiveram de imediato uma redução de quase oitenta e cinco por cento no patrimônio pessoal e voltaram a ter uma vida muito mais modesta do que jamais pensaram ter na vida. Simplesmente se fizeram esquecer pelos outros ao longo da vida.
xzxzxzxzxzxzxzxzxzxzxzxzxzxzxzxzxzxzxzxzxzxzxzxzxzxzxzxzxzxzxzxzxzxzxzxzxzxzxzxzxzxzxzxzxzxzxzxzxzxzxzxzxzxzxzxzxzxzxzxzxzxzxzxzxzxzxzxzxzxzxzxzxzxzxzxzxzxzxzxzxzxzxzxzxzxzxzxzxzxzxzxzxzxzxzxzxzxzxzxzxzxzxzxzxzxzxzxzxzxzxzxzxzxzxzxzxzxzxzxzxzxzxzxzxzxzxzxzxzxzxzxzxzxzxzxzxzxzxzxzxzxzxzxzxzxzxzxzx...
O meu obrigado a...
Mr. JOHN
PRIREIS822
CHELE
ISABELA ^^
JUJU_GORDINHA_SAPECA
RU/RUANITO
NINHA M
RAQUEL*-*
X HELLO X
MONSTER
MARI GARCIA
PLUTÃO
ROSE VITAL
SHAY16
FASPAN
DRICA(DRIKITA)
LUCAS
GHIAR
FLOR DE LIZ
BARLI
HPD
HB
DOMANQUE82
TRENATTOZ
ESPERANÇA
NEGUINHA-EVANGÉLICA
MARCO1CL
ENAILIL
KADUNASCIMENTO
GEOMATEUS
AMORDESTINADOS2
LOBO AZUL
PEQUERRUCHA
DIGOS2
ZÉ CARLOS
GUININHO
E A TANTOS OUTROS...
Tem dias que a palavra realmente não cabe e no lugar delas vc pode muito bem colocar uma música, uma lembrança ou algo que faça com que o silêncio possa ser quebrado.
Entre nós há algo muito maior que essa relação escritor/autor/leitor... Entre nós há uma puta Amizade que simplifica e faz enraizar coisas bem mais fortes e duradouras que um simples ou belo momento de leitura diante de uma tela de computador ou equivalentes...
Lembrar de cada um e da alegria em vir aqui me deixa realmente emocionado. Eu nunca saberei o que dizer ou mesmo fazer para agradecer toda essa demonstração de carinho, amor e amizade que pude quase tocar enquanto lia suas palavras e bem cuidadas e elaboradas só pra mim... Vcs sabem que tbm tem o dom que dizem eu ser possuidor.
É como o meu querido amigo PH disse uma vez ... Cada um de nós é uma grande e inesgotável fonte de possibilidades
possíveis e imagináveis. Um grande abraço dessa vez cheio de emoção... Nando Mota.