Muitos de vocês não me conhecem. Também pudera, comecei a fazer parte deste site em 2013, portanto há quatro anos. Eu tinha contato com um monte de autores, que, assim como eu, abondonaram este site. Alguns pelo mesmo motivo que eu: falta de retorno.
E este é justamente o motivo desta postagem, que se afasta tanto do objetivo principal deste site.
Ontem eu postei uma história. E é aí começa o busílis. Tive quase trezentas leituras (até agora), mas apenas um, vou repetir em caixa alta, UM, comentário.
Cês tão de brincadeira com a minha cara, só pode!
Queridos leitores, vocês acham que é fácil? Hein? Acham é moleza gastar horas do seu tempo e seus neurônios pensando na porra de uma história, preenchendo lacuna, buscando referência, lendo e relendo o que escreveu a procura de erro gramatical, pra quase 300 pessoas leram e apenas 1 comentar?
Isso é inacreditável! Desanimador, pra dizer o mínimo!
"Ahhh, mas ninguém é obrigado a ler" você está certíssimo, pequeno gafanhoto. Só que as pessoas estão lendo. O problema é que não estão COMENTANDO! Como é que os autores sabem se estão acertando? Comentam: "que história excitante" ou "sua história é legal". Ótimo, qualquer autor ficará feliz que o leitor tenha gostado. Mas por qual motivo achou excitante? Você ficou de pau duro? Molhou a calcinha? Sentiu vontade de tocar seus genitais e ter uns minutos de prazer? É ISSO que o autor quer saber. Não diga apenas se gostou, queremos o MOTIVO! Queremos saber do que gostou, do que não gostou e o que acha que poderia melhorar.
"Ahhh, mas ninguém é obrigado a comentar" certíssimo de novo. Mas CUSTA comentar? Vai morrer se fizer? Vai cair o dedinho? Você leu a história inteira (ou parte dela), gostou (ou não), custa escrever um comentário decente, com começo, meio e fim? Uma crítica de verdade?
Dá até pra comentar pelo celular, não tem desculpa! Se não tem cadastro é só usar um email e se cadastrar, sem pagar nada. É rápido e fácil. Se não comenta é, ou porque não tem cadastro — e tem medo de fazer, o que eu compreendo porque eu também tinha —, não tem interesse em se cadastrar — que eu também entendo, um monte de conta de email pra administrar é um saco —, ou, muito provavelmente não quer comentar. E ISSO é preocupante!
Se você perdeu seu tempo lendo a história, você ao menos tem que dizer o que achou, expor sua opinião, porque é isso que o escritor, que dedicou seu tempo DE GRAÇA, espera. Este é o pagamento. Ninguém aqui ganha pra escrever. Eu, particularmente, não tenho um revisor, ou um conhecido para mostrar meu trabalho e ele me dar feedback. Eu faço, assim como muitos escritores amadores devem fazer, tudo SOZINHO. Sou eu quem escreve, lê, relê, formata, insere e retira coisas. E é nos comentários que o autor descubre onde está acertando e, principalmente, errando. É a opinião do leitor que ajuda a continuar. Sem ela, não tem quem resista.
Olha, juro, antes de postar essa merda de nova história, que de nova não tem nada porque ela está no Wattpad desde o primeiro semestre de 2016, lembro de ter relido uma postagem do Augusto Treppi de uns dois anos atrás (acho). Ele reclamava que os comentários eram pífios e não havia relação autor-leitor, o feedback, que ele queria. E então "debati" com ele, expondo os argumentos que me guiavam na época. E hoje, anos depois daquilo, pra você ver como são as coisas, eu concordo com quase tudo o que ele disse porque ele estava certo! Isso há dois anos.
NENHUM de vocês, que são apenas leitores, sabe o quão desanimador é perder seu tempo escrevendo uma história, pra não receber retorno algum. Ou, se receber, ler um vago "gostei". É como você se matar num trabalho de escola e receber um singelo "Tá bom" da professora. Você acha(va) isso injusto? Pois é, eu também não.
Eu dei uma olhada nas histórias publicadas de terça pra cá. Olha, o autor com a história que teve mais de 2 votos, têm que dobrar os joelhos e agradecer ao panteão de deuses de todas culturas de que se têm notícia, porque o número de votos e comentários está sendo pífio (será uma sazonalidade?).
Daí vocês escrevem: "Por onde andam os autores desse site?", "Nossa, mas só tem história ruim, clichê", "Nossa, porque os autores estão abandonando suas histórias?" É por isso! É por ninguém comentar. Por ninguém ter a descência de perder o tempo que já perdeu com a merda da história e expor a opinião (coisa que vocês, curiosamente, fazem nas suas redes sociais comentando sobre os mais diversos assuntos sem que NINGUÉM dê a mínima. Daí onde precisa comentar, para pessoas que realmente querem sua opinião, vocês não fazem NADA. Ficam "calados"). Então, da próxima vez, enquanto estiver escrevendo seu texto preocupado/ indignado com a situação deste site, por gentileza, pare por um minuto e reflita se não é por SUA causa o "inexplicável" sumisso dos autores e das histórias boas.
Então, amiguinhxs que não comentam, vamos começar a comentar, dar retorno aos autores, ou muita gente vai se afastar. E não é uma ameaçam ou birra minha, é só uma análise realista de algo que há mais de quatro anos acontece sem que ninguém faça nada. Até porque muito autor JÁ sai daqui.
Entendam bem: Não há razão alguma para que os autores se prestem a escrever algo bom se não terão retorno. Afinal, "ninguém é obrigado a escrever" não é?
********
P.S: minha crítica não é para o número de visualizações, e sim para o fato de quase TREZENTAS pessoas lerem e apenas UMA comentar. É ilógico que, dentre tantas, apenas uma comente! E não me refiro apenas ao meu caso, já que eu não ligo muito, já até esperava, estava muito tempo afastado e minhas histórias não são curtas — mas confesso que estou absurdamete irritado com isto.
P.S.2: E sim, reconheço o direito de cada um comentar ou não. Mas, se você é um leitor assíduo e gosta de entrar aqui e ter variedade de leitura, então comente as histórias, sejam elas ruins ou boas. Você presa por aquilo que gosta, não é? (neste caso não a história, mas a variedade). Enfim.