Os dois irmãos ficaram brancos como cera , olhando as fotos. Não havia nome do remetente no envelope.
- Nossa Senhora da Abadia . - invocou Luan com os lábios trêmulos. - Quem tirou essas fotos da gente , mano ?
Leon estava tão nervoso e assustado quanto ele , mas sabia disfarçar melhor suas emoções. Não conseguia tirar os olhos das fotos.
- Não faço idéia , mano ... - respondeu . - Tem alguém nos espionando ...
Luan pegou as fotos do chão , aturdido e confuso. Eram mais de vinte fotos em preto e branco , e mostravam os dois fazendo amor em todas as posições , mas nem sempre no mesmo lugar , o que mostrava que a pessoa os seguia e tinha acesso aos mesmos lugares que eles. Examinaram o envelope , mas não havia nenhuma carta ou bilhete , nada.
Leon pegou as fotos e as rasgou em pedaços miúdos. Depois colocou tudo num cinzeiro de cobre e acendeu o isqueiro, embora estivesse consciente que não passavam de cópias.
Estavam nas mãos de alguém , e nem imaginavam quem era ...
Luan estava aturdido e assustado.
- O que a gente vai fazer agora , mano ? Cê sabe como são as pessoas ... Essas fotos podem acabar com a nossa carreira !
- Eu sei , mano , eu sei. - respondeu Leon abraçando-o. - Também não sei o que fazer. Mas quem será o fio duma égua ...
O telefone toca nesse momento. Era Abílio , dizendo que precisava conversar com eles e estava indo para lá.
Quinze minutos depois ele chegou. Parecia tenso e acendeu seu costumeiro cigarro de palha antes de falar. Leon e Luan também acenderam cigarros.
- Queria falar com a gente , seu Abílio ? - perguntou Leon.
- Fui eu ! - disse o empresário. - Fui eu que enviei aquelas fotos. Há muito tempo desconfiava que existia algo mais entre vocês , e contratei um detetive para espioná-los. - respirou fundo. - Agora não podem negar , vocês são amantes...
Ao ouvir aquilo , o choque dos dois foi pior que quando receberam as fotos.
Luan teve um ataque de fúria e precisou ser contido por Leon.
- O que ??? O senhor fez isso ? Seu Judas Iscariotes , filho duma puta ! - e queria bater nele.
- Calma , mano , calma ! - dizia Leon.
Abílio observava a cena com um sorriso irônico.
- Deixe , Leon , deixe que seu irmão me agrida ! Aliás ... Seu amante também , não é ? Deixe que ele bata em quem o tirou do nada ! Se não fosse por mim , estariam batendo enxada na roça até hoje !
Luan se jogou sobre uma poltrona e começou a soluçar. Leon encarou Abílio com frieza.
- Porque o senhor fez isso , seu Abílio ? A gente estimava a respeitava o senhor como um pai ... Porque o senhor botou gente pra nos espionar ?
- Você pode não acreditar , Leon , pode não entender agora , mas um dia ainda vai me agradecer por isso ! Assim como fui eu , outra pessoa pode descobrir. E a carreira de vocês vai estar acabada ! Já imaginaram o escândalo , dois irmãos serem amantes ? Todo mundo vai desprezar vocês ! - fez uma pausa. - Eu sei , vocês vão me odiar , por isso , desde já me demito do cargo de empresário da dupla ... Mas um dia ainda vão me agradecer !
Leon respirou fundo e baixou a cabeça. Luan continuava chorando e dizendo frases desconexas.
- Agora , - continuou Abílio , - Vocês vão me obedecer , ou essas fotos irão parar em todos os jornais e revistas ! Já imaginaram o escândalo ? Será o fim da dupla sertaneja Leon e Luan !
- E o que o senhor quer que a gente faça ? - perguntou Leon com os olhos verdes faiscando de ódio.
- Quero que vocês se casem o quanto antes ! Casamento de fachada , não se preocupem , vocês não vão ter de transar com elas. As noivas já foram escolhidas , e concordaram ...
Leon ficou mais pálido ainda. Luan se levantou e se agarrou ao ombro do irmão.
- Casar ? A gente não quer casar com ninguém não , seu Abílio !
- Que história é essa de o senhor escolher noiva pra gente ? - esbravejou Luan. - O senhor pode ter nos tirado do nada , mas não manda na nossa vida ! A gente não vai casar coisa nenhuma !
- O mano tem razão. - apoiou Leon. - O senhor não pode fazer uma coisa dessas ! A gente é adulto e vacinado !
Abílio se levantou furioso.
- Será que vocês não entendem que essa imundície de vocês vai ser descoberta ? - esbravejou também. - Se eu soubesse dessa aberração , dessa sujeira , teria deixado vocês dois apodrecer no mato ! Era o que mereciam , dois ingratos ! Porque eu quero salvar a carreira de vocês , o futuro de vocês , e ainda têm coragem de levantar a voz pra mim ! - respirou fundo. - Vocês já são adultos , nunca ninguém nos viu com mulheres ... Todos vão perceber. Eu quero evitar que isso aconteça , quero evitar que o meu esforço , que o esforço de vocês vá por água abaixo. Agora , como vocês mesmo disseram , vocês são adultos. Mas depois , quando a relação de vocês vier a público e a casa cair , não venham me procurar arrependidos e implorando ajuda , porque eu não vou erguer mais um dedo para ajudá-los !
Leon era o mais ponderado , sangue frio e ambicioso dos dois irmãos. Luan era puro coração , Leon era o cérebro da dupla. Sentou e acendeu um cigarro , pensando em tudo o que ouvira. Respirou fundo , tentou manter a calma que lhe era característica.
- E quem são as noivas que o senhor escolheu pra gente , seu Abílio ? - perguntou. - A gente conhece ?
- Claro , são Ana Clara e Dandara , dançarinas que trabalham com vocês... Você se casaria com Ana Clara , e Luan , com Dandara ...
Luan deu um pulo e teve de ser agarrado pelo irmão outra vez.
- Eu , casar com a Dandara ? Nem morto ! Eu não vou casar , nem com ela , nem com ninguém ! O senhor está louco !
- Mano , procure se acalmar. - disse Leon com doçura , acariciando-o. - Não se pode perder a cabeça nessas hora ...
Abílio encarava os dois com ressentimento e profundo desprezo.
- Então , o que decidem ? Ou vocês se casam , ou as fotos se tornarão públicas ... Simples assim.
Leon manteve sempre uma postura digna. Balançou a cabeça.
- A gente pode pensar até amanhã ? Amanhã sem falta damos uma resposta para o senhor.
Abílio assentiu.
- Amanhã até bo meio dia. Nem um minuto a mais !
- Sim senhor ... Agora , se o senhor nos dá licença , a gente quer ficar sozinho. Boa noite.
Apesar de tudo Abílio admirava a postura digna e fleumática de Leon. Na verdade , a intenção dele não era ruim , era de fato salvaguardar a carreira e a reputação da dupla. Um dia o entenderiam e o perdoariam ...
Leon e Luan não conseguiram dormir aquela noite. Passaram a noite conversando e tentando digerir o que estava acontecendo. Apesar de tudo , Leon compreendia que Abílio estava certo , que comentários maldosos têm o tremendo poder de destruir carreiras e reputações , como já acontecera com diversos artistas.
E depois , seria apenas um casamento de fachada , não haveria sexo.
Tinha uma boa relação com Ana Clara. Era uma moça meiga , que depois de ser rejeitada amorosamente por ele se tornara uma boa amiga.
Poderiam ficar casados por um ou dois anos , e depois se divorciariam ...
Convencer Luan foi mais difícil. Ele odiava o jeito expansivo de Dandara e dizia preferir morrer a se casar com ela.
- Mano , a Dandara é uma boa moça ... - diza Leon. - Gosta de ocê ... A gente fica casado com as duas por um tempo , depois separa e pronto ... Cê não entende que a gente caiu numa armadilha , e está no mato sem cachorro ?
Luan enxugou os olhos inchados de chorar.
- Eu sei sim , mano ... Aquele seu Abílio nos apunhalou pelas costas ... Nunca esperei isso dele.
- E se ele estiver certo ? E se alguém mais descobre e publica tudo na imprensa ? A gente esta perdido ...
- É ... Eu sei ... - Luan entrelaçou seus dedos nos do irmão , aquilo semore o acalmava. - Você jura que vai ser só por um tempo ? Que a gente casa e se separa depois de um ano ?
Leon deu um sorriso triste.
- Claro ... Nem elas vão querer continuar com a gente. Vão ser casada , mas não vão ter marido ...
Os dois riram , como no tempo em que eram crianças.
Na manhã seguinte disseram a Abílio que aceitavam a proposta. No outro dia , durante um show , eles trocaram alianças com as noivas escolhidas , firmando o compromisso, para grande surpresa e emoção do público.
E seus olhos verdes se encontraram , naquela conexão misteriosa que existia entre os dois.